SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Jilo conservation as a function of storage temperatures and plastic packingBase-temperature, growing degree-days and crop growth cycle duration of triticale cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

FERREIRA, Maria Aparecida; PEDRO JUNIOR, Mário José; SANTOS, Antonio Odair  and  HERNANDES, José Luiz. Modificação parcial do ambiente de cultivo da videira 'Cabernet Sauvignon' sobre diferentes porta-enxertos: efeito sobre a produção e o teor de sólidos solúveis. Bragantia [online]. 2004, vol.63, n.3, pp. 439-445. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052004000300014.

Nas regiões onde existe ocorrência de chuvas durante o desenvolvimento e a maturação dos frutos justifica-se a busca de alternativas de cultivo protegido de uvas para vinho visando atenuar esse impacto sobre a qualidade da produção. Um experimento com a cultivar Cabernet Sauvignon sobre os porta-enxertos 'IAC 766', 'IAC 572' e 'Ripária do Traviú',cultura videira foi conduzido em Jundiaí (SP), sob cultivo protegido (cobertura com plástico e laterais abertas), objetivando estudar as alterações microclimáticas ocorridas no ambiente de cultivo do vinhedo e avaliar o impacto dessa prática sobre a produção e o teor de sólidos solúveis, em relação ao cultivo em ambiente a céu aberto. A proteção por polietileno no cultivo da 'Cabernet Sauvignon' diminuiu o nível de radiação solar para 85,4% e aumentou as temperaturas máximas em 1,3 ºC. Nos ambientes analisados separadamente, as maiores produções por planta e teor de sólidos solúveis foram obtidas na 'Cabernet Sauvignon' sobre porta-enxertos 'IAC 766' e 'IAC 572' que superaram o 'Ripária do Traviú'. Na comparação entre os ambientes a céu aberto e parcialmente modificado não foram encontradas diferenças de produção, porém o teor de sólidos solúveis foi superior no ambiente a céu aberto.

Keywords : videira; uva de vinho; ambiente protegido; microclima.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese