SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Phenology of persimmon tree 'Rama Forte' in tropical climateGas exchange and chlorophyll fluorescence in six coffee cultivars under aluminum stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

MOREIRA, Mauricio Alves et al. Variação espectral e eficiência de uso da radiação fotossinteticamente ativa em ensaio com genótipos de trigo. Bragantia [online]. 2005, vol.64, n.3, pp. 331-338. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052005000300003.

Medidas de radiometria de campo são utilizadas para quantificar a variação espectral e a eficiência de uso da radiação solar na produção de fitomassa (eF), em um experimento com 20 genótipos de trigo, cultivado na área experimental da Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, durante o período de maio a outubro de 1999. A cultura foi irrigada em intervalos semanais, visando manter o solo próximo à capacidade de campo. Foram obtidas oito medidas do fator de refletância da cultura do trigo, entre a emergência das plântulas e a maturação fisiológica dos grãos com o radiômetro Spectron SE-590. Essas medidas foram transformadas no índice de vegetação com diferença normalizada (IVDN) e, juntamente com dados de radiação fotossinteticamente ativa (RFA), foram utilizadas no cálculo da RFA absorvida acumulada (RFAAA) ao longo do ciclo da cultura, a fim de estimar os valores de eF. Pelo resultado, em eF observou-se significativa variação entre genótipos, a técnica de radiometria de campo é uma ferramenta promissora na identificação de genótipos com maior eF, e ainda, para produção de fitomassa, o aproveitamento da radiação, no processo fotossintético, é bem mais relevante do que a RFAAA.

Keywords : trigo; sensoriamento remoto; eficiência de uso da radiação; produção de biomassa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese