SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Spectral variation and radiation use efficiency in a wheat genotype trialAssessment of genetic diversity on a sample of cocoa accessions resistant to witches' broom disease based on RAPD and pedigree data author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

KONRAD, Maria Luiza Freitas; SILVA, José Aliçandro Bezerra da; FURLANI, Pedro Roberto  and  MACHADO, Eduardo Caruso. Trocas gasosas e fluorescência da clorofila em seis cultivares de cafeeiro sob estresse de alumínio. Bragantia [online]. 2005, vol.64, n.3, pp. 339-347. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052005000300004.

Em experimento desenvolvido em casa de vegetação e em câmara de crescimento avaliou-se o efeito do alumínio (Al) na fotossíntese de seis cultivares de cafeeiro. As plantas foram cultivadas em solução nutritiva aerada continuamente, contendo duas concentrações de Al, 0 e 0,148 mmol L-1, fornecidas como Al2(SO4)3. Após 97 dias mediram-se as taxas de assimilação de CO2 (A) e transpiração (E), a condutância estomática (gs), a concentração interna de CO2 (Ci), eficiência instantânea de carboxilação (Fc) e variáveis de fluorescência da clorofila. Em todas as cultivares, a presença de Al causou quedas significantes em A, gs, Fc, ocorrendo aumento em Ci. Também se observou aumento significativo na fluorescência basal (Fo) e queda na eficiência quântica máxima do fotossistema II (Fv/Fm), sugerindo injúrias na estrutura dos tilacóides causadas pelo Al. Na curva de indução de fotossíntese, observou-se que o Al causou queda no coeficiente de extinção fotoquímica da fluorescência e aumento no coeficiente de extinção não fotoquímico. Os resultados desse estudo indicaram que a queda de A foi devida à queda da condutância estomática, nas atividades bioquímicas e fotoquímicas.

Keywords : Coffea arabica; toxidez de alumínio; fotossíntese; condutância estomática; indução da fotossíntese.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese