SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Gas exchange and chlorophyll fluorescence in six coffee cultivars under aluminum stressCooking quality of common bean grain obtained in differents sowing periods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

SANTOS, Ronaldo Carvalho dos et al. Avaliação da diversidade genética em uma amostra de acessos de cacau resistentes à doença vassoura-de-bruxa, com base em dados de RAPD e pedigree. Bragantia [online]. 2005, vol.64, n.3, pp. 361-368. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052005000300005.

A diversidade genética em cacau (Theobroma cacao L.), embasada em dados morfológicos e em marcadores moleculares, tem sido avaliada com fins de manejo de germoplasma e uso no melhoramento genético. Dados de genealogia de cacau, embora disponíveis, não têm sido utilizados. Foi analisada a diversidade genética em uma amostra de 30 acessos clonais de cacau da série CEPEC, com base em marcadores RAPD e informações de genealogia. Vinte destes acessos são descendentes de TSA-644, material Alto Amazônico, e os dez restantes, derivados de outros cruzamentos envolvendo materiais Amazônicos e Trinitários. Para obtenção dos marcadores RAPD foram utilizados 16 primers e as informações de pedigree obtidas no "International Cocoa Genetic Database". A diversidade genética encontrada foi relativamente baixa, devido ao grande relacionamento genético entre a maioria dos materiais estudados. Verificaram-se nos acessos descendentes de TSA-644 maior diversidade, o que pode ser atribuído à origem deste parental, derivado de um cruzamento entre acessos altamente divergentes. O nível de associação entre similaridades genéticas e coeficientes de paternidade (COP), foi muito baixo, provavelmente devido à homogeneidade do material estudados quanto à genealogia. Os resultados obtidos neste trabalho podem auxiliar na definição de novos cruzamentos para o desenvolvimento de híbridos ou variedades clonais.

Keywords : coeficiente de parentesco; marcadores moleculares.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English