SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número3Avaliação da diversidade genética em uma amostra de acessos de cacau resistentes à doença vassoura-de-bruxa, com base em dados de RAPD e pedigreeAdaptação, estabilidade e potencial produtivo de genótipos de Triticum durum L., irrigados por aspersão, no Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Bragantia

versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

RODRIGUES, Josana de Abreu et al. Qualidade para o cozimento de grãos de feijão obtidos em diferentes épocas de semeadura. Bragantia [online]. 2005, vol.64, n.3, pp. 369-376. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052005000300006.

O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o efeito de épocas de semeadura na qualidade de grãos de feijão para o cozimento. O estudo foi realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado, arranjado em fatorial 5 x 2 x 4, com três repetições. Os grãos de feijão foram obtidos em cinco épocas de semeadura, para as cultivares TPS Nobre e Pérola, e imersos em água destilada durante 4, 8, 12 e 16 horas, à temperatura ambiente (25 °C). As percentagens de grãos normais e duros para a 'TPS Nobre' não foram influenciadas pela época de semeadura; porém, para 'Pérola' um aumento na porcentagem de grãos duros foi verificada em semeadura tardia. Quanto ao teste de absorção de água, os menores valores foram obtidos na última época e o efeito de regressão foi sempre significativo. O tempo de cozimento foi variável nas diferentes épocas de semeadura, para as duas cultivares, mas foi sempre reduzido (15min 24s a 20min 37s). Os coeficientes de correlação obtidos diferiram em magnitude e significância. A qualidade dos grãos de feijão para o cozimento é influenciada pela época de semeadura.

Palavras-chave : Phaseolus vulgaris L.; absorção de água; tempo de cocção; interação genótipo x ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português