SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Adaptability, stability and yield potential of Triticum durum L. genotypes under sprinkler irrigation in the State of São PauloThe behavior of coffee cultivars under different plant densities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

DIAS, Nívea Maria P.; CHRISTOFFOLETI, Pedro Jacob  and  TORNISIELO, Valdemar Luiz. Identificação taxonômica de espécies de capim-colchão infestantes da cultura da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo e eficácia de herbicidas no controle de Digitaria nuda. Bragantia [online]. 2005, vol.64, n.3, pp. 389-396. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052005000300008.

O uso contínuo de herbicidas recomendados para o controle de plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar tem imposto pressão de seleção sobre espécies de capim-colchão (Digitaria spp) ocorrentes na cultura da cana-de-açúcar, causando redução das populações suscetíveis e aumentando a proporção de espécies tolerantes desse gênero de plantas daninhas. A fim de avaliar este fenômeno, sob condições de produção de cana no campo, foi desenvolvida esta pesquisa com os seguintes objetivos: a) avaliar a eficácia de herbicidas utilizados na cultura da cana-de-açúcar no controle da Digitaria nuda em condições de campo e b) identificar as espécies de Digitaria selecionadas em áreas de aplicação repetitiva de herbicidas. No experimento de campo foram utilizados oito tratamentos herbicidas (ametrina, diuron, tebuthiuron, diuron + hexazinone, imazapyr, isoxaflutole, metribuzin e imazapic), aplicados em condições de pré-emergência. As avaliações de controle foram realizadas aos 15, 30 e 60 dias após a aplicação (DAA). A identificação das espécies de Digitaria, foram efetuadas, seguindo chave analítica de identificação, através da observação das caracterí sticas morfológicas das plantas e por meio de consulta a especialista. A espécie D. nuda foi selecionada pela aplicação contínua dos herbicidas utilizados no controle de capim-colchão na cultura da cana-de-açúcar. Essa espécie pode, de maneira geral, ser controlada em níveis abaixo do esperado, pelos herbicidas diuron, tebuthiuron, diuron + hexazinone, imazapyr e imazapic. No entanto, os herbicidas ametrina, isoxaflutole e metribuzin apresentaram boa eficácia de controle até os 60 DAA.

Keywords : tolerância a herbicidas; espécie suscetível; Digitaria spp.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese