SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue1Progenies of Coffea arabica cv IPR-100 resistant to root-knot nematode Meloidogyne paranaensisReaction of Lactuca sativa L. lines to Lettuce mosaic virus (LMV) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

VIANA, José Marcelo Soriano. Análises de heterose e capacidade de combinação com dialelo parcial. Bragantia [online]. 2007, vol.66, n.1, pp. 641-647. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052007000100007.

Este estudo discute do ponto de vista teórico as análises de heterose e capacidade de combinação a partir de dialelo parcial. Foram realizados estudos de simulação com o objetivo de investigar as informações proporcionadas pelos parâmetros genéticos. O modelo genético ajustado considerou um gene, grupos de seis populações, três graus de dominância (|d/a| igual a 0,5, 1 e 2, representando dominâncias parcial e completa, e sobredominância) e freqüências alélicas aleatórias. Para cada grau de dominância foram realizadas 50 simulações. O modelo para análise de heterose não precisa ser restrito. O modelo irrestrito proporciona as mesmas informações do restrito. O modelo para análise de capacidade de combinação é restrito. As restrições do modelo partial-G2 de GERALDI e MIRANDA-FILHO não satisfazem aos valores paramétricos dos efeitos de capacidade específica de combinação. Como na análise de dialelo completo, do ponto de vista teórico não há diferenças entre as análises de heterose e de capacidade de combinação. A análise das diferenças de freqüências gênicas entre as populações dos dois grupos é mais eficiente quando são consideradas as heteroses e não as heteroses específicas - ou os efeitos de heterose específica ou os efeitos de capacidade específica de combinação - principalmente quanto a genes cujas freqüências são contrastantes nos grupos.

Keywords : heterose média; heterose varietal; heterose específica; capacidade geral de combinação; capacidade específica de combinação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English