SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue1Efficiency and distribution of nitrogen applied on side-dressing in corn intercropped with Brachiaria ruziziensis, cultivated in Santa Fe systemFoliar fertilization with potassium nitrate in cotton author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

HOFFMANN JUNIOR, Leo et al. Substratos para cultivo de feijoeiro em vasos com fertirrigação. Bragantia [online]. 2007, vol.66, n.1, pp. 141-145. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052007000100017.

Considerando a necessidade de se identificar um substrato apropriado para o cultivo de feijoeiro em vasos - objetivo deste trabalho - foram desenvolvidos dois experimentos em casa-de-vegetação, durante o ano de 2005, com a cultivar de feijoeiro TPS Nobre. Sete substratos foram avaliados: Plantimax®, casca de arroz carbonizada, vermiculita, areia, casca de arroz carbonizada + 20% de Plantimax®, casca de arroz carbonizada + 20% de vermiculita e casca de arroz carbonizada + 20% de areia. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os nutrientes foram fornecidos semanalmente por fertirrigação e a água foi adicionada de maneira a ser reposto o volume consumido. Nos substratos avaliados constataram-se características químicas e físicas diferenciadas. Caracterizou-se o substrato comercial Plantmax® pela elevada capacidade de troca de cátions (30,6 cmol c L-1) e maior capacidade de armazenamento de água por unidade de volume, o que contribuiu para a superioridade na produção de fitomassa seca das plantas e dos componentes do rendimento de grãos de feijão. O substrato comercial Plantmax® é apropriado para o cultivo de feijoeiro em vasos com o uso de fertirrigação.

Keywords : Phaseolus vulgaris L.; cultivo sem solo; solução nutritiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese