SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número4Fitoextração de cádmio e zinco de um latossolo vermelho-amarelo contaminado com metais pesadosAcúmulo de macronutrientes em cana-de-açúcar em função da adubação nitrogenada e dos resíduos culturais incorporados ao solo no plantio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Bragantia

versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

CARVALHO, Marco Antonio Camillo de et al. Plantas de cobertura, sucessão de culturas e manejo do solo em feijoeiro. Bragantia [online]. 2007, vol.66, n.4, pp. 659-668. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052007000400016.

Plantas de cobertura, sucessão de cultivos e manejo conservacionistas do solo são práticas que visam à preservação ambiental e à sustentabilidade dos sistemas de produção de grãos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência das plantas de cobertura, culturas antecessoras e sistemas de manejo do solo no acúmulo de nutrientes, características agronômicas e produtividade do feijoeiro cultivado no outono-inverno. O experimento foi realizado em Latossolo Vermelho distrófico. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema de parcela subsubdividida e quatro repetições. Nas parcelas, utilizaram-se quatro plantas de cobertura e pousio (outubro-dezembro). Nas subparcelas, foram adotados dois sistemas de manejo do solo: sistema de plantio direto recém-implantado e preparo convencional (uma gradagem pesada + duas gradagens leves). Nas subsubparcelas, foram utilizadas três culturas antecessoras ao feijoeiro, (dezembro a maio). As plantas de cobertura influenciaram o acúmulo de nutrientes, mas não interferiram nas características agronômicas e produtividade do feijoeiro. A produtividade do feijoeiro foi maior na sucessão à cultura da soja, que em sucessão ao algodão ou milho.

Palavras-chave : Phaseolus vulgaris; rotação de culturas; plantio direto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português