SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número4Modelo agrometeorológico regional para estimativa da severidade da mancha de Phaeosphaeria em milho safrinha no Estado de São Paulo, BrasilAplicação do resíduo específico na análise de grupos de experimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Bragantia

versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

TOLENTINO, Gilmar; FLORENTINO, Helenice de Oliveira  e  SARTORI, Maria Márcia Pereira. Modelagem matemática para o aproveitamento da biomassa residual de colheita da cana-de-açúcar com menor custo. Bragantia [online]. 2007, vol.66, n.4, pp. 729-735. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052007000400024.

O palhiço derivado da colheita de cana-de-açúcar crua, com a redução gradativa das queimadas nos canaviais, tornou-se foco para os pesquisadores e produtores. As vantagens no recolhimento, na recuperação e no aproveitamento têm mobilizado pesquisadores de universidades, gerentes e diretores de usinas, interessados em encontrar a maneira mais produtiva, econômica e eficaz de realizar esse processo. O recolhimento do palhiço é feito em quatro estágios: primeiro o palhiço é enleirado, depois passado por uma máquina de compactação, posteriormente, acondicionado no caminhão e, finalmente, transportado para o centro de processamento. O estudo da viabilidade de aproveitamento desse resíduo para a geração de energia pode ser feito com base no custo e no balanço de energia, ou seja, a energia gerada por essa biomassa menos a energia consumida no processo. Neste trabalho, é proposto o uso de técnicas matemáticas para auxiliar na escolha das variedades da cana-de-açúcar a serem plantadas a fim de otimizar o balanço de energia da biomassa residual de colheita e minimizar o custo de coleta dessa biomassa do campo para o centro de produção, além de satisfazer as principais necessidades da usina.

Palavras-chave : modelo matemático; biomassa residual; cana-de-açúcar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português