SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Incidência de ácaros em cafeeiro cv. Catuaí AmareloVariabilidade espacial do armazenamento e perda média diária de água pelo solo no sistema de semeadura direta em Campinas, SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Bragantia

versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

SIQUEIRA, Glécio Machado; VIEIRA, Sidney Rosa  e  CEDDIA, Marcos Bacis. Variabilidade de atributos físicos do solo determinados por métodos diversos. Bragantia [online]. 2008, vol.67, n.1, pp. 203-211. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052008000100025.

A variabilidade espacial dos atributos físicos do solo tem sido alvo de diversos estudos nos últimos anos. No entanto, pouco tem sido estudado sobre as diferenças de medidas entre os diversos métodos de amostragem. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo analisar a variabilidade espacial de atributos físicos do solo determinados por diferentes métodos de amostragem de um Latossolo Vermelho eutroférrico, em Campinas (SP), Brasil, amostrado de janeiro a maio de 2005 em 302 pontos com espaçamento de 10 x 10 metros. A densidade do solo foi determinada por meio do método do anel volumétrico e do método do torrão impermeabilizado. A porosidade total do solo foi medida utilizando-se anéis volumétricos e calculada por meio da densidade de partículas de 2,65 kg dm-3 comumente descrita na literatura científica para solos minerais e de 2,84 kg dm-3 encontrada na área de estudo. A umidade do solo foi obtida por meio do método volumétrico, do método gravimétrico e pela técnica de reflectometria de domínio do tempo (TDR). A densidade obtida com anéis volumétricos apresentou o menor valor de coeficiente de variação (CV) e de efeito pepita (C0), respectivamente, de 7,13% e 0,005. A porosidade total medida foi o método mais prático para avaliação deste atributo do solo. A umidade amostrada com anéis volumétricos revelou os valores mais próximos da média quando comparada aos demais métodos de amostragem do conteúdo de água no solo.

Palavras-chave : densidade global; espaço poroso; conteúdo de água; geoestatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português