SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Efecto del acondicionado previo al almacenaje refrigerado sobre la calidad de ciruelas 'Constanza'Agrometeorological model for estimating the beginning of the flowering period for coffee crop (Coffea arabica L.) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Bragantia

versión On-line ISSN 1678-4499

Resumen

TREVISAN, Renato et al. Influência do plástico branco, poda verde e amino quelant®-K na qualidade de pêssegos 'Santa Áurea'. Bragantia [online]. 2008, vol.67, n.1, pp. 243-247. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052008000100029.

A qualidade das frutas é determinada por fatores relacionados ao clima, solo, cultivar, as práticas culturais adotadas, época e forma de colheita e processos de manipulação da fruta na pós-colheita. Uma das formas de melhorar esta qualidade é a utilização de práticas de manejo na pré-colheita. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do plástico branco, da poda verde e do nutriente aminoquelant®-K, associado ou não ao tratamento com plástico branco e poda verde, na qualidade de pêssegos 'Santa Áurea'. Os atributos de qualidade avaliados foram: percentagem visual de vermelho, intensidade de vermelho na epiderme, determinada pelo sistema CIEL*a*b*, massa, diâmetro, firmeza de polpa, sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT) e relação SST/ATT. As práticas utilizadas causaram o aumento do percentual de vermelho na epiderme das frutas; o aminoquelant®-K isolado proporcionou maior acidez das frutas; a melhor relação SST/ATT foi obtida com o uso do plástico branco sob a copa e pela combinação do plástico com o nutriente aminoquelant®-K.

Palabras llave : Prunus persica; poda verde; cor de fundo; aminoquelant®-K.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués