SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue1Profile of the medium pH during the coffee grain degummingEvapotranspiration and crop coeficients of coffee trees during crop formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

KHOURY JUNIOR, Joseph Kalil; SOUZA, Cristiano Márcio Alves de; RAFULL, Leidy Zulys Leyva  and  VARELLA, Carlos Alberto Alves. Simulação da estabilidade de tratores agrícolas 4x2. Bragantia [online]. 2009, vol.68, n.1, pp. 257-267. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052009000100028.

O objetivo do trabalho foi simular computacionalmente a estabilidade de tratores agrícolas 4x2. Experimentos de simulação foram realizados visando analisar o comportamento dinâmico de um trator agrícola 4x2 trabalhando em diferentes condições de operação e de terreno. Nas simulações em que se variaram as posições do trator sobre uma pista inclinada até o tombamento lateral, o ângulo de posição igual a 60º foi o de pior situação, o que corresponde ao trator descer por uma diagonal em pista inclinada para a esquerda. A bitola e a localização do centro de gravidade na vertical foram os fatores que mais afetaram a estabilidade do trator em tombamentos laterais. Já, a localização do centro de gravidade na longitudinal e a distância entre eixos afetaram mais a estabilidade do trator em tombamentos para trás. O trator deslizou os rodados do lado do tombamento ou perdeu a dirigibilidade dos pneus frontais com ângulos inferiores aos limites de estabilidade para tombamento.

Keywords : mecanização agrícola; tombamento; segurança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese