SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Oil fusel application on the sugarcane chemical eradication and its effect on sunflower sequential cropMaturation, quality and preharvest drop of 'imperial gala' apples by aminoethoxyvinilglycine application author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

MOREIRA, Murilo Sala; MELO, Marcel Sereguin Cabral de; CARVALHO, Saul Jorge Pinto de  and  CHRISTOFFOLETI, Pedro Jacob. Crescimento diferencial de biótipos de Conyza SPP. resistente e suscetível ao herbicida glifosato. Bragantia [online]. 2010, vol.69, n.3, pp. 591-598. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052010000300010.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de comparar, em condição controlada e não-competitiva, o crescimento de biótipos de Conyza canadensis e C. bonariensis resistente e suscetível ao herbicida glifosato, a fim de quantificar os efeitos da pressão de seleção para resistência nos biótipos. Dois experimentos foram desenvolvidos com tratamentos organizados em esquema fatorial 9 x 2, com nove avaliações periódicas de crescimento e dois biótipos de cada espécie. As variáveis avaliadas por planta foram: área foliar; massa seca da parte aérea, das raízes e total, obtendo-se, a partir desta última, a taxa de crescimento absoluto. O biótipo de C. canadensis resistente ao glifosato possui crescimento mais lento, menor acúmulo de área foliar e de massa seca que o biótipo suscetível. Menores áreas foliar e massa seca também foram registradas para o biótipo de C. bonariensis resistente ao glifosato quando comparado ao suscetível, porém com diferenças mais sutis que aquelas constatadas para C. canadensis. O crescimento absoluto do biótipo suscetível foi superior ao do resistente em ambas as espécies. A pressão de seleção para resistência ao glifosato teve impactos negativos na habilidade de crescimento dos biótipos.

Keywords : buva; resistência; desenvolvimento; ecologia; populações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese