SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Maturation, quality and preharvest drop of 'imperial gala' apples by aminoethoxyvinilglycine applicationRooting cuttings of rootstocks of grape vine 'vr 043-43' submitted to the stratification, indolebutyric acid and boric acid author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

BARROSO, Arthur Arrobas Martins; YAMAUTI, Micheli Satomi  and  ALVES, Pedro Luis da Costa Aguiar. Interferência entre espécies de planta daninha e duas cultivares de feijoeiro em duas épocas de semeadura. Bragantia [online]. 2010, vol.69, n.3, pp. 609-616. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052010000300012.

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão, mas a interferência das plantas daninhas pode causar reduções de produtividade entre 15% e 80%, devido a fatores como cultivar de feijoeiro e espécies de plantas daninhas presentes na área. Objetivou-se com este trabalho avaliar os efeitos de seis espécies de plantas daninhas sobre o crescimento e a produtividade de duas cultivares de feijoeiro, em duas safras. Observou-se que as plantas eudicotiledôneas causam maior interferência na cultura, principalmente Amaranthus viridis e Raphanus raphanistrum. Todas causam perdas na produção do feijoeiro, exceto Eleusine indica, a menos competitiva. A cultivar ´Rubi´ é mais produtiva e mais competitiva que a ´Carioca´, e a maior produtividade é atingida na safra da seca. A escolha da cultivar e da data correta para a semeadura podem ser estratégias de manejo no controle de invasoras.

Keywords : competição; Phaseolus vulgaris; plantas infestantes; Amaranthus viridis; Raphanus raphanistrum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese