SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Rooting cuttings of rootstocks of grape vine 'vr 043-43' submitted to the stratification, indolebutyric acid and boric acidWeeds phytosociological survey in organic coffee crop author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

STRASSBURGER, André Samuel et al. Crescimento e produtividade de cultivares de morangueiro de "dia neutro" em diferentes densidades de plantio em sistema de cultivo orgânico. Bragantia [online]. 2010, vol.69, n.3, pp.623-630. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052010000300014.

Realizou-se um experimento com o objetivo de avaliar o efeito da densidade de plantio sobre o crescimento e a produtividade de duas cultivares de morangueiro de "dia neutro" em sistema de cultivo orgânico. O experimento foi realizado em Pelotas (RS). Os tratamentos constaram da combinação de dois fatores experimentais: densidade de plantio (3,51; 5,26 e 7,02 plantas m-2 correspondentes a linhas duplas, triplas e quádruplas, respectivamente) e cultivar (Diamante e Aromas). O delineamento experimental adotado foi o de blocos completos casualizados com quatro repetições. No fim do período experimental, foram determinadas a produção e a partição de biomassa dos órgãos aéreos das plantas, a produtividade e os principais índices de crescimento. O cultivo do morangueiro na densidade de 5,26 plantas m-2 (em linhas triplas) proporciona adequada produção e partição de biomassa das plantas e produtividade de frutos de 30,4 Mg ha-1, valor superior a densidade de 3,51 plantas m-2 (linhas duplas) e semelhante ao da densidade de 7,02 plantas m-2 (linhas quádruplas). Assim, a adoção de linhas triplas de cultivo pode ser empregada para favorecer o crescimento das plantas e a produtividade da cultura em sistema orgânico de produção. As cultivares Diamante e Aromas proporcionaram padrões semelhantes de crescimento e de produtividade.

Keywords : Fragaria x ananassa Duch; fisiologia da produção; produção e partição de massa seca; produção sustentável; manejo ecológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License