SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Infestation of Bemisia tabaci biotype B and Caliothrips phaseoli on bean genotypesLeaf nitrogen nutritional status of zoysia grass evaluated by nitrogen concentration, chlorophyll meter and digital image, in sewage sludge fertilized areas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

BOSCO, Leosane Cristina et al. Sistemas de previsão de requeima em cultivos de batata em Santa Maria, RS. Bragantia [online]. 2010, vol.69, n.3, pp. 649-660. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052010000300017.

Os sistemas de previsão constituem alternativa para o controle eficiente da requeima em batata e consequente redução da quantidade de fungicidas utilizados, dos custos de produção e da poluição ambiental. O objetivo deste trabalho foi avaliar os sistemas de previsão de ocorrência de requeima, Blitecast e Prophy, em cultivos de primavera e outono de batata, cultivar Macaca, suscetível a requeima, na região produtora de Santa Maria (RS). Os experimentos foram desenvolvidos na primavera de 2006 e outono de 2007 com a cultivar Macaca. Os dados meteorológicos foram coletados no centro da área experimental com uma estação automática e com psicrômetros instalados em diferentes níveis. Os tratamentos foram arranjados no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, sendo diferenciados por meio dos valores de severidade acumulados, calculados pelos sistemas de previsão Blitecast e Prophy. Os valores de severidade acumulados foram utilizados como indicadores do momento de aplicação de fungicida para o controle da requeima. Verificou-se que a utilização do sistema de previsão de requeima Prophy, com acúmulo de 15, 20 ou 25 valores de severidade e do sistema Blitecast com 24 valores de severidade acumulados, para o genótipo de batata suscetível, Macaca, permite reduzir o número de aplicações de fungicidas sem afetar significativamente a produtividade de tubérculos comerciais.

Keywords : Phytophthora infestans; Solanum tuberosum; Blitecast; Prophy.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese