SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Soil and nitrogen management in maize cultivated in two row spacingsEffect of crop-livestock under no-tillage on some soil physical attributes after ten years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

OLIVEIRA, João Ricardo Gonçalves de; MORAES, Thiago Alberto de Lima; MELO, Natoniel Franklin de  and  YANO-MELO, Adriana Mayumi. Fungos micorrízicos arbusculares e rizobactérias promotoras de crescimento na aclimatização de zingiber spectabile. Bragantia [online]. 2010, vol.69, n.3, pp. 687-694. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052010000300021.

Microrganismos benéficos exercem importantes funções para a sobrevivência e o desenvolvimento de plantas micropropagadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e rizobactérias promotores de crescimento de plantas (RPCP), isolados e/ou combinados (em dupla inoculação) na aclimatização de Zingiber spectabile Griff. O experimento foi realizado em casa de vegetação utilizando tubetes de 300 mL e pó da casca de coco (Amafibra®) como substrato. O delineamento foi do tipo inteiramente casualizado com dois tratamentos de inoculação com FMA [Glomus etunicatum (Ge) e a mistura de G. etunicatum com Gigaspora margarita (Ge/Gm)], dois tratamentos de inoculação com RPCP [Bacillus thuringiensis (HPF14) e B. pumilus (HPS6)], quatro tratamentos com a combinação destes microrganismos [Ge+HPS6, Ge+HPF14, Ge/Gm+HPS6 e Ge/Gm+HPF14], e o tratamento-controle (não inoculado), em oito repetições. Após 90 dias de cultivo foram avaliados: percentual de sobrevivência, altura, área foliar, biomassa fresca e seca da parte aérea (BFA e BSA) e radicular (BFR e BSR), colonização micorrízica (CM) e conteúdo de macro e micronutrientes na parte aérea. A coinoculação (Ge/Gm+HPS6) favoreceu significativamente a micorrização em relação aos demais tratamentos, e resultou em maior BFA em relação às plantas submetidas à inoculação com HPF14. Embora a sobrevivência das mudas na aclimatização tenha sido de 100%, de modo geral o desenvolvimento de Z. spectabile inoculado com HPF14 isolado e/ou combinado com os FMA é inferior ao observado para as plantas controle. O resultado sugere que o uso dos microrganismos promotores do crescimento de plantas deve se feito com cautela, considerando a relação custo/benefício da aplicação.

Keywords : Glomeromycota; rizobactérias; Bacillus sp.; micropropagação; plantas ornamentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese