SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Growth and yield of red cabbage as affected by distances between rows and plantsAgronomic performance of sunflower crop in the Southeastern region of Paraná, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

ASSIS, Adriane Marinho de et al. Cultivo de orquídea em substratos à base de casca de café. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 544-549. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011000300009.

A utilização de resíduos agrícolas como substrato é uma alternativa promissora no cultivo de orquídeas, reduzindo os custos e o acúmulo desses materiais no ambiente. O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento de orquídea híbrida (C. forbesii x C. labiata) x C. labiata em substratos à base de casca de café. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com seis tratamentos (xaxim desfibrado; casca de café; casca de café + coco em pó; casca de café + fibra de coco; casca de café + casca de pinus; casca de café + casca de arroz carbonizada) e dez repetições. Após 24 meses avaliou-se a altura da parte aérea; número de brotos; número de flores; diâmetro do maior pseudobulbo; comprimento da maior raiz e a matéria seca de raízes. Foi efetuada avaliação química, pH, condutividade elétrica, densidade e capacidade de retenção de água dos substratos, exceto a composição química dos substratos à base de coco. Não houve diferença significativa quanto à altura da parte aérea, ao número de flores e à matéria seca de raízes, com 33,0 cm; 1,1 e 3,5g, em média, respectivamente. Com relação à casca de café e as suas misturas, não houve diferença quanto ao comprimento da maior raiz. Quanto ao número de brotos e diâmetro do maior pseudobulbo, a mistura de casca de café com coco em pó mostrou-se superior para essas duas variáveis e a mistura de casca de café com casca de arroz carbonizada propiciou o aumento no número de brotos.  A casca de café pode ser utilizada como substrato no cultivo de orquídea híbrida (C. forbesii x C. labiata) x C. labiata, especialmente em mistura com o coco em pó ou a casca de arroz carbonizada, não sendo indicada como substrato único.

Keywords : (C. forbesii x C. labiata) x C. labiata; Cattleya híbrida; resíduos agrícolas; planta ornamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese