SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Spatial variability of Diatraea saccharalis populations in sugarcane fields and suggestion of sampling methodQuantification of soil organic matter using mathematical models based on colorimetry in the Munsell color system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

BARROCAS, Ellen Noly; MACHADO, José da Cruz  and  ALVES, Marcelo de Carvalho. Seleção do local de aplicação e do estádio fenológico do algodoeiro para inoculação do agente da ramulose. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 586-599.  Epub Sep 30, 2011. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011005000007.

A ramulose é uma importante doença do algodoeiro que causa danos na parte aérea e compromete a formação de capulhos. Os sintomas podem ser observados desde manchas necróticas nas folhas e pecíolo, morte da gema apical, nanismo e superbrotamento. Nesse trabalho, comparou-se alguns métodos de inoculação de Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides considerando a aplicação do inóculo em diferentes locais e estádios fenológicos da planta. O objetivo foi estabelecer um método de inoculação que reproduzisse, com segurança, os sintomas típicos da ramulose. A inoculação foi realizada em plantas da linhagem NU 15 nos estádios V0, V2 e B1. Aplicou-se a suspensão de conídios na concentração 106 conídios mL-1 em três locais na planta: toda a parte aérea; toda a parte aérea, exceto a gema apical, e somente a gema apical. Verificou-se que o método mais adequado para reproduzir os sintomas da ramulose foi a aplicação de inóculo em toda a planta no estádio fenológico V2. A inoculação somente na gema apical não foi suficiente para reproduzir os sintomas da doença.

Keywords : Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides; Gossypium hirsutum L; superbrotamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese