SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Selection of the application site and phenological stage of cotton plants to ramulosis inoculation agentCharacterization and classification of archaeological dark earths from the Middle Madeira River Region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

DEMATTE, José A. M.; BORTOLETTO, Marco Antonio Melo; VASQUES, Gustavo M.  and  RIZZO, Rodnei. Quantificação de matéria orgânica do solo através de modelos matemáticos utilizando colorimetria no sistema Munsell de cores . Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 590-597.  Epub Sep 30, 2011. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011005000006.

O presente estudo teve como objetivo desenvolver modelos matemáticos para a quantificação do teor de matéria orgânica, a partir da cor do solo, obtida por aparelho colorímetro no sistema Munsell de cores. Para esse fim, 912 amostras de solo foram coletadas na região de Porto Grande (Amapá) e enviadas para análises química, granulométrica e determinação da cor em amostras secas e úmidas. Os componentes valor e croma da cor do solo no sistema Munsell, obtidos por colorímetro, foram utilizados para quantificar através de regressão múltipla passo a passo (stepwise) o teor de matéria orgânica do solo. O modelo de predição com base em todas as amostras apresentou R2 de 0,66 para amostras úmidas e 0,56 para amostras secas, ao serem validados utilizando amostras independentes. Foi possível ainda melhorar os modelos quando as amostras foram separadas por classe de solo ou textura, e os modelos gerados com base em cores de amostras úmidas foram sistematicamente superiores àqueles utilizando amostras secas. Em relação às classes de solo, os melhores resultados foram obtidos para Argissolos e Latossolos, ambos gerando um R2 de validação independente de 0,73 (amostra úmida). Para textura, os melhores resultados foram obtidos para solos de textura muito argilosa, com R2 de validação de 0,81 (amostra úmida). Os modelos de predição de matéria orgânica em função da cor do solo possuem simplicidade e potencial para serem utilizados no laboratório e no campo, especialmente para Argissolos e Latossolos de textura argilosa, de maneira automática e sem necessidade de uso de produtos ou reagentes. 

Keywords : textura; classe de solo; cor do solo; colorímetro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese