SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Characterization and classification of archaeological dark earths from the Middle Madeira River RegionHumic fractions of organic matter in soil cultivated with soybean on straw of brachiaria and sorghum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

SOUSA JUNIOR, José Geraldo; DEMATTE, José A. M  and  ARAUJO, Suzana Romeiro. Modelos espectrais terrestres e orbitais na determinação de teores de atributos dos solos: potencial e custos. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 610-621. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011000300017.

O uso de técnicas de sensoriamento remoto nos estudos de solo é relativamente recente e pode abrir novos campos nesta área. Objetivou-se com este trabalho estimar atributos químicos e físicos de solos da região de Ibaté e São Carlos (SP), por meio de equações de regressão  linear e múltipla, geradas a partir de informações eletromagnéticas captadas por sensores instalados em laboratório e satélite. Foi realizada uma análise da viabilidade econômica da utilização de sensores na quantificação de elementos do solo em comparação ao método convencional de análises de solo. Para tanto, foram georreferenciadas e realizadas análises espectrais em laboratório (sensor FieldSpec, 400-2500 nm) e por sensor orbital (ASTER) de 319 amostras de terra. Assim, elaboraram-se modelos de predição para atributos de amostras de terra desconhecidas, nos dois níveis de aquisição. Foi possível quantificar o teor de argila (R2 = 0,69) e areia (R2 = 0,53) do solo, utilizando-se a energia eletromagnética refletida e mensurada por sensor terrestre. Através do sensor orbital obtiveram-se coeficientes de determinação de 0,45 e 0,41 para areia grossa e areia total respectivamente. Verificaram-se que a análise de atributos do solo por sensores pode ser um método menos oneroso, mais rápido e não poluente, como apoio ao método tradicional de análise de terra.

Keywords : sensores; quantificação de atributos; agricultura de precisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese