SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Terrestrial and orbital spectral models for the determination of soil attributes: potential and costsChanges promoted by management in Oxisol, Rondônia, Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

ROSSI, Celeste Queiroz et al. Frações húmicas da matéria orgânica do solo cultivado com soja sobre palhada de braquiária e sorgo. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 622-630. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011000300018.

A matéria orgânica do solo (MOS) é o produto de resíduos da biota, principalmente dos vegetais, parcialmente decompostos e sintetizados, em vários estádios de complexidade e diversidade estrutural. A dinâmica da matéria orgânica influencia os principais processos químicos, físicos e biológicos nos solos, e determina muitas vezes sua fertilidade. O objetivo deste estudo foi quantificar o conteúdo de ácido fúlvico, ácido húmico e humina, e avaliar o estoque destas frações em Latossolo Vermelho, cultivado com soja sobre palhada de braquiária e sorgo no cerrado goiano, município de Montividiu (GO). As amostras foram coletadas em três profundidades nos seguintes sistemas agrícolas: área com cultivo de braquiária na entressafra da soja (SB) e outra com o cultivo de sorgo na entressafra da soja (SS). Foram analisados os teores de carbono orgânico total (COT) e realizado o fracionamento químico da matéria orgânica do solo. A partir dos valores analisados, foram quantificados os estoques de carbono em cada uma das frações. Foram verificadas diferenças significativas para os teores de COT entre sistemas avaliados em todas as profundidades. Quanto às frações químicas da matéria orgânica, observou-se que houve um predomínio da fração humina (C-HU) em relação às frações ácido húmico (C-FAH) e ácido fúlvico (C-FAF) nas duas coletas avaliadas.

Keywords : matéria orgânica; fracionamento químico; plantio direto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese