SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Changes promoted by management in Oxisol, Rondônia, Brazilian AmazonDRIS functions for nutritional evaluation of cupuaçu trees author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

DEMATTE, José A. M; RIZZO, Rodnei  and  BORTOLETTO, Marco Antonio M.. Método geotecnológico integrativo na caracterização de solos desenvolvidos de diferentes materiais de origem. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 638-648. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011000300020.

O conhecimento do solo é um aspecto essencial para a aplicação de manejo adequado da cultura. Conciliar a pedologia ao desenvolvimento tecnológico é essencial para o progresso desta ciência. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o uso de produtos do sensoriamento remoto conciliados a um sistema de informações geográficas, na caracterização de solos da região de Piracicaba. Para tanto, incursões a campo e coleta de dados em laboratório foram realizadas. Posteriormente, compilaram-se informações referentes a características qualitativas de rede drenagem e relevo utilizando-se estereoscopia em fotografias aéreas. Características quantitativas de altimetria e declividade através de modelo numérico de terreno, além de características espectrais para os diferentes solos e texturas obtidas a partir de imagens do Landsat 7. Tal metodologia resultou em um banco de dados, no qual se notam diferenças entre todos os solos em pelo menos um dos aspectos avaliados. As características qualitativas da rede de drenagem diferenciaram os solos, não ocorrendo o mesmo com os parâmetros quantitativos de relevo. No caso, os Latossolos e Neossolo Quartzarênicos tiveram grande similaridade. Por outro lado, houve diferença entre as características espectrais destes solos. As características de altitude tiveram maior contribuição na diferenciação dos solos em relação ao parâmetro declividade. A avaliação integrada de informações geotecnologicas permite obter um panorama próximo à real classe do solo.  

Keywords : sensores; quantificação de atributos; agricultura de precisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese