SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Geotechnologic method on the characterization of soils developed from different pattern materialsSampling for diagnosis of nutritional status and assessment of fertility in starfruit orchards author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

WADT, Paulo Guilherme Salvador; DIAS, Jairo Rafael Machado; PEREZ, Daniel Vidal  and  LEMOS, Cleigiane de Oliveira. Fórmulas DRIS para o diagnóstico nutricional de pomares de cupuaçueiros. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 649-656. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011000300021.

O objetivo foi avaliar o desempenho das fórmulas DRIS na avaliação do estado nutricional de pomares de cupuaçu. Análises foliares de 153 pomares comerciais localizados no distrito de Nova Califórnia, Porto Velho, Brasil, foram usadas para comparar os diagnósticos proporcionados pelas fórmulas de Beaufils, usando-se relações bivariadas log-transformadas e adotando-se o critério do Potencial de Resposta à Adubação para a interpretação dos índices DRIS. Foram avaliadas a coincidência do diagnóstico obtido pelas diferentes fórmulas, a frequência de ocorrência de cada nutriente nos diferentes tipos de estado nutricional e feita a análise multivariada para discriminar os diagnósticos entre as fórmulas adotadas. Os resultados sugerem que as fórmulas DRIS de Beaufils e de Jones são semelhantes entre si, sendo a fórmula de Wadt et al. distinta das demais, considerando-se todas as comparações realizadas entre as três fórmulas. No momento, os resultados não permitem a escolha de qualquer uma destas fórmulas como a mais indicada para adoção em programas de recomendação de adubação.

Keywords : estado nutricional; diagnose foliar; cupuaçu; frutíferas tropicais; Amazônia; Theobroma grandiflorum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese