SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Minimum temperature over short grass in Santa Maria, RS: climatology, interannual variability, and historical trendWater use efficiency of cowpea and maize crops on single and intercropping systems in the Brazilian semiarid region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

PIVETTA, Carina Rejane et al. Evapotranspiração máxima do tomateiro sob estufa plástica em função de variáveis fenométricas e meteorológicas. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 707-714. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011000300029.

O objetivo do trabalho foi estimar a evapotranspiração máxima (ETm) da cultura do tomateiro em estufa plástica em função da evaporação medida no evaporímetro de Piche exposto à radiação solar (Epi), com e sem a inclusão de outras variáveis meteorológicas e fenométricas pontuais de fácil mensuração, na época de primavera de 2005. Em uma estufa plástica realizaram-se medidas de ETm em lisímetros de drenagem (Epi) temperatura e déficit de pressão de vapor no ar (D), índice de área foliar (IAF), altura de plantas (AP) e número de folhas (NF). Ajustaram-se modelos para estimar a ETm com os dados dos dias pares do período de medições, selecionando-se os que tinham parâmetros angulares significativos pelo teste t a 5% de probabilidade de erro e coeficiente de determinação (R2) maior que 0,85. Os modelos foram testados com os dados dos dias ímpares da série de dados do mesmo período, por meio da análise de regressão entre os valores observados e estimados pelos modelos, considerando-se a raiz quadrada do quadrado médio do erro (RMSE) e os índices de precisão (r), concordância (d) e confiança (c). Verificou-se que é possível estimar a ETm do tomateiro com precisão aceitável (R2 entre 0,87 e 0,92), para fins de irrigação sob estufa, através de modelos que incluem valores de Epi e pelo menos uma variável fenométrica, dando-se preferência aos modelos que incluem a variável AP, por ser a variável de mais fácil mensuração. A inclusão de D medido às 9 horas nos modelos que incluem Epi e AP ou NF ou IAF, melhora a estimativa da ETm.

Keywords : irrigação; evaporímetro de Piche; Lycopersicon esculentum Mill; cultivo protegido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese