SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Maximum evapotranspiration of tomato grown under plastic greenhouse based upon meteorological and phenological variablesExtreme daily rainfall totals observed between 1890-2009 in the weather station of Campinas, State of São Paulo, Brazil: statistical evaluations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

SOUZA, Luciana Sandra Bastos de; MOURA, Magna Soelma Beserra de; SEDIYAMA, Gilberto Chohaku  and  SILVA, Thieres George Freire da. Eficiência do uso da água das culturas do milho e do feijão-caupi sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado no semiárido brasileiro. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.3, pp. 715-721. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011000300030.

O objetivo deste trabalho foi analisar a resposta produtiva, a eficiência do uso de água e a viabilidade econômica de cultivos de milho e de feijão-caupi em sistemas de plantio exclusivo e consorciado na região semiárida do Nordeste brasileiro. O experimento foi desenvolvido no município de Petrolina (PE). As culturas, nos diferentes sistemas de plantio (exclusivo e consorciado), foram submetidas a cinco lâminas de irrigação, aplicadas logo após o pendoamento no milho e na fase de floração do feijão-caupi aos 40 dias depois da semeadura. Combinando as configurações de sistema de cultivo e as diferentes lâminas de irrigação, as culturas do milho e do feijão-caupi foram submetidas a 15 tratamentos distintos. Para avaliar o desempenho das culturas nos diferentes tratamentos foram utilizados indicadores que consideram a resposta produtiva da cultura e o desempenho de aplicação de água no sistema de produção. Estes foram calculados por meio de dados de rendimento total, da relação entre os preços da produção comercial de grãos e da lâmina de água aplicada ao sistema. A produtividade de grãos das culturas do milho e feijão-caupi em resposta à disponibilidade hídrica no solo foi menor no plantio consorciado, em relação ao plantio exclusivo. Mesmo assim, em termos econômicos a adoção do consórcio foi mais vantajosa.

Keywords : Zea mays; Vigna unguiculata; consórcio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese