SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue4Grain yield of dual-purpose wheat cultivars as affected by nitrogen and cuttingsEstimates of sunflower leaf area by a non-destructive method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

YAMAMOTO, Lilian Yukari et al. Evolução da maturação da uva 'BRS Clara' sob cultivo protegido durante a safra fora de época. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.4, pp. 825-831. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011000400014.

A produção de uvas para mesa vem passando por alguns desafios que demandam alterações nas tecnologias de produção, devido, principalmente, à intensa necessidade de controle de doenças fúngicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento da evolução da maturação da uva 'BRS Clara' enxertada sobre o porta-enxerto IAC 766 'Campinas', sob cultivo protegido produzida em safra fora de época. Os experimentos foram realizados em Uraí e Marialva (PR). Foram avaliadas semanalmente as características químicas das bagas, como teor de sólidos solúveis, acidez titulável, índice de maturação e pH, a partir do início da maturação até a colheita, em dois sistemas de cultivo protegido: cobertura plástica e sombrite. O delineamento experimental adotado em ambas as áreas foi o inteiramente casualizado com sete repetições. A evolução da maturação nos dois sistemas de cultivo protegido foi comparada por meio da análise de regressão. Em ambas as áreas experimentais, a cobertura plástica possibilitou a antecipação da colheita das uvas em seis dias em relação ao sombrite, considerando o teor de sólidos solúveis. Não houve influência da cobertura plástica sobre o índice de maturação das uvas.

Keywords : Uva apirena; cultivo protegido; maturação; Plasmopara viticola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese