SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número4Ocorrência de mancha aureolada em cafeeiros na Região do Triângulo Mineiro e Alto ParanaíbaUso de cultivares local de arroz como diferenciadoras adicionais para identificar patótipos de Pyricularia oryzae índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Bragantia

versão impressa ISSN 0006-8705

Resumo

OTA, Érika do Carmo et al. Desempenho de cultivares de milho em relação à lagarta-do-cartucho. Bragantia [online]. 2011, vol.70, n.4, pp. 850-859. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052011000400018.

A constituição genética de cada cultivar de milho é fator preponderante para determinar o nível de dano provocado pela lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae); contudo, são escassas as informações sobre o desempenho de diversas cultivares comerciais em relação ao ataque da praga. Objetivou-se, neste trabalho, identificar cultivares de milho menos danificadas pela lagarta-do-cartucho em condições de campo, visando aprimorar o manejo em áreas com histórico de altas infestações da praga e fornecer subsídios para programas de melhoramento genético. O trabalho foi realizado no período da safra de verão, anos agrícolas de 2006/2007 e 2007/2008; e da safrinha, ano agrícola 2007 nos municípios de Capão Bonito (SP), Tatuí (SP) e Coroados (SP). Em cada campo experimental foram realizados dois experimentos, sendo um para híbridos simples e triplos (HST) e outro para híbridos duplos e variedades (HDV). O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com três e quatro repetições para HST e HDV respectivamente. Avaliou-se a injúria foliar provocada pela lagarta-do-cartucho após infestação natural, com base em escala de notas variando de 1 a 10. Constatou-se diferença significativa entre as cultivares em relação à injúria da lagarta-do-cartucho pelo teste F (P<0,05). Os resultados permitiram concluir que as cultivares DKB 390 (híbrido simples) e DKB 979 (híbrido triplo) são menos danificadas, constituindo germoplasma promissor quanto à resistência à lagarta-do-cartucho.

Palavras-chave : Spodoptera frugiperda; Zea mays L.; praga; resistência de plantas a insetos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português