SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1Reassessment of the Brazilian regulation criteria for analyzing substratesMonthly values of the standardized precipitation index in the State of São Paulo, Brazil: trends and spectral features under the normality assumption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

CHIODEROLI, Carlos Alessandro et al. Perdas de grãos e distribuição de palha na colheita mecanizada de soja. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.1, pp. 112-121.  Epub Mar 22, 2012. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012005000003.

Considerando que a colheita é a etapa final de um processo produtivo e que as perdas devem ser mantidas dentro de padrões aceitáveis, as regulagens das colhedoras e as características agronômicas da cultura deverão permitir menores perdas quantitativas para que possa atingir o máximo nível de qualidade e maior sustentabilidade do sistema produtivo. Este trabalho teve como objetivo determinar as perdas quantitativas, distribuição de palha e características operacionais da colhedora por meio do controle estatístico de processo, bem como verificar a qualidade da operação de colheita. O trabalho foi realizado no município de Santa Juliana (MG), com as coordenadas geográficas de referência 19º 18'Se 47º 31'O. A área amostrada constou de 40 pontos distribuídos em malha retangular, equidistantes de 50 m, definidos sequencialmente a partir do momento de início da colheita. Em cada ponto foi determinado o teor de água dos grãos, número de vagens por planta, altura de inserção de primeira vagem, altura de plantas, produtividade, distribuição de palha e características operacionais da colhedora. A perda de grãos ocasionada pela colhedora esteve fora dos limites de controle, porém dentro dos padrões aceitáveis de perdas para cultura da soja. A qualidade da operação de colheita e as regulagens da colhedora foram dependentes da velocidade de deslocamento. A distribuição de palha esteve próxima do desejável para o sistema de semeadura direta. A utilização das cartas de controle foi eficiente na identificação dos pontos fora de controle e na avaliação da qualidade do processo de colheita.

Keywords : cartas de controle; colhedora; velocidade de colheita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese