SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Characterisation of AC1: a naturally decaffeinated coffeeEnvironmental influence in common bean cultivars grown in Brazilian savannah with low altitude author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

RUFINO, Elcio Rodrigo et al. Seleção de novos clones de quimiotipo linalol em Lippia alba oriundos de recombinação genética. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.2, pp. 155-164.  Epub July 19, 2012. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012005000019.

A espécie Lippia alba, aromática e medicinal, é nativa da América do Sul (Mata Atlântica) e possui muito vigor e rusticidade. Por ser espécie alógama e autoincompatível, as populações naturais possuem elevada variabilidade morfológica e química. O presente trabalho teve por objetivo realizar uma triagem prévia para identificação de novos clones promissores, oriundos de uma população-base inédita (recombinante) de Lippia alba quanto às características agronômicas e fitoquímicas, tendo como modelo o óleo ou quimiotipo linalol. Como controles, utilizaram-se os dois melhores clones linalol, obtidos por coleta. As características avaliadas foram: massa seca de folhas (MSF), rendimento de óleo (RD%), produção de óleo por planta em g (PO) e porcentagem de linalol (LN%). Foram avaliados 40 clones de quimiotipo linalol em três experimentos em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições e quatro estacas (clones) por parcela. Todos os dados foram obtidos com médias por planta. As médias foram testadas por Scott e Knott a 5% de probabilidade. Para auxiliar na seleção prévia de clones também foi empregada a análise multivariada. Houve correlações positivas moderadas a fortes para MSF x RD%, PO x RD% and MSF x PO. Para as características MSF, RD%, PO e LN% (análises univariadas) identificaram-se clones linalol superiores e semelhantes aos dois controles visando às experimentações posteriores de validação. Na análise de agrupamentos (UPGMA) foram definidos cinco grupos distintos e cada um deles também com subgrupos.

Keywords : Verbenaceae; óleo linalol; divergência genética; seleção de clones; melhoramento de plantas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English