SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Selection of new clones of linalool chemotype from genetic recombination in Lippia albaEvaluation of soybean genotypes in relation to the cyst nematode author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

PEREIRA, Helton Santos et al. Influência do ambiente em cultivares de feijoeiro-comum em cerrado com baixa altitude. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.2, pp. 165-172.  Epub July 26, 2012. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012005000024.

O objetivo desse trabalho foi identificar genótipos de feijoeiro-comum com alta adaptabilidade e estabilidade de produção e verificar a ocorrência de interação genótipos x ambientes (GxA) para diferentes caracteres em algumas regiões de cerrado com baixa altitude no Estado do Mato Grosso. Foram realizados 12 ensaios em blocos casualizados, com três repetições, em épocas de semeadura da seca e do inverno, no Estado do Mato Grosso, em 2008 e 2009. Os ensaios foram compostos por 19 genótipos com seis diferentes tipos de grãos. Foram obtidos dados de produtividade de grãos, reação à mancha angular, ciclo, tolerância ao acamamento e massa de cem grãos, e realizadas as análises de variância. Os dados de produtividade foram analisados quanto à estabilidade e adaptabilidade pelo método proposto por Annicchiarico. Foi observada interação GxA para todas as características avaliadas. A correlação entre a produtividade dos genótipos nas duas épocas de semeadura foi intermediária (0,48) (p<0,0375), mostrando que o desempenho dos genótipos nessas épocas é razoavelmente coincidente. As cultivares BRS Estilo, de grãos carioca e BRS Esplendor e BRS Campeiro, de grãos pretos, reúnem alta adaptabilidade, estabilidade e produtividade de grãos nas épocas de semeadura da seca e do inverno em regiões de cerrado de baixa altitude no Estado do Mato Grosso.

Keywords : Phaseolus vulgaris; estabilidade; mancha angular; massa de cem grãos; acamamento; produtividade de grãos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese