SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Resistance to brown rot in peach plantsPathometry, genetic parameters and papaya progenies reaction to black-spot disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

BATISTA, Isabel Cristina; EIRAS, Marcelo; HARAKAVA, Ricardo  and  COLARICCIO, Addolorata. Caracterização parcial de um Tymovirus isolado de tomateiros. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.2, pp. 226-234.  Epub July 26, 2012. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012005000023.

Um Tymovirus isolado de sementes de tomateiro (Solanum lycopersicum) 'Paronset' com sintomas de necrose, denominado TyToRS08, foi caracterizado quanto ao círculo de hospedeiras, propriedades físico-químicas, sorológicas e moleculares. O vírus foi transmitido mecanicamente a partir de folhas, frutos e sementes infectadas. A gama de hospedeiras incluiu espécies de Amaranthaceae, Chenopodiaceae e Solanaceae, induzindo sintomas local e sistêmicos na maior parte das espécies, exceto para Nicotiana sylvestris, N. tabacum 'Samsun', 'White Burley' e 'Xanthi' que não manifestaram sintomas. Em tomateiros 'Alambra', 'Thomas', 'Diva', 'Romana' e 'Graziela', o vírus induziu sintomas de mosaico e necrose branca. A presença do vírus foi detectada, nas sementes infectadas de todas as cultivares avaliadas, porém não se notou em plântulas após a germinação destas sementes. Foi obtida uma preparação purificada com concentração de 1,04 mg mL-1, empregada na produção de um antissoro policlonal que reagiu em PTA-ELISA com um título de 1/32768. Utilizou-se um par de oligonucleotídeos degenerados, desenhados para anelar na ORF 1 de espécies de Tymovirus, que permitiu a amplificação por RT-PCR de fragmentos com cerca de 700 pb. Após o alinhamento e a análise das sequências, verificou-se que o isolado TyToRS08 possuía valores abaixo de 70% de identidade com as espécies de Tymovirus, indicando que pode se tratar de uma espécie distinta das descritas no gênero, com potencial epidemiológico, pela sua estabilidade e disseminação por sementes de tomate.

Keywords : Tymoviridae; Solanum lycopersicum; transmissão; semente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese