SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Pathometry, genetic parameters and papaya progenies reaction to black-spot diseaseLeaf attributes are more efficient than soil mineral N to evaluate the availability of this nutrient to maize author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

CACIQUE, Isaías Severino; DOMICIANO, Gisele Pereira; RODRIGUES, Fabrício Ávila  and  VALE, Francisco Xavier Ribeiro do. Silício e manganês na resistência do arroz à brusone. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.2, pp. 239-244. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012000200013.

A brusone, causada pelo fungo Pyricularia oryzae, é a doença fúngica mais importante do arroz. O efeito do silício (Si), do manganês (Mn) e da interação deles na resistência do arroz à brusone foi investigado. Plantas de arroz da cultivar Metica 1 foram cultivadas em solução nutritiva contendo 0 ou 2 mmol L-1 de Si e 0,5, 2,5 e 10 mmol L-1 de Mn. Aos 60 dias, as plantas foram submetidas à inoculação com uma suspensão de conídios de P. oryzae e foram avaliados o período de incubação (PI), o número de lesões (NL) por cm2 de área foliar, o tamanho de lesão (TL) e a severidade da brusone. A severidade da brusone foi avaliada às 48, 72, 96 e 144 horas após a inoculação e os dados foram usados para calcular a área abaixo da curva do progresso da brusone (AACPB). A concentração foliar de Si foi maior nas plantas supridas com Si. A concentração de Mn na solução nutritiva não interferiu na concentração de Si nas folhas das plantas de arroz. Houve aumento na concentração foliar de Mn à medida que a concentração desse micronutriente na solução nutritiva aumentou, independentemente da presença do Si. A presença de Si na solução nutritiva reduziu a concentração de Mn nas plantas cultivadas na dose de 10 mmol L-1 de Mn. O fornecimento de Si aumentou PI e reduziu o NL, o Tl e a AACPB. As doses de Mn não tiveram efeito no PI e no NL, independentemente da presença ou não do Si. Na ausência de Si, os valores do TL e da AACPB foram significativamente menores para a dose de 10 µmol L-1 de Mn em comparação com a dose de 0,5 µmol L-1 de Mn. Os resultados deste estudo reforçam o potencial do Si em reduzir o progresso da brusone em arroz independentemente da concentração foliar de Mn.

Keywords : Oryza sativa; Pyricularia oryzae; mancha foliar; nutrição mineral.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English