SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Silicon and manganese on rice resistance to blastRoot and shoot growth of upland rice cultivars as affected by lime application author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

VARGAS, Vitor Paulo et al. Os atributos nas folhas são mais eficientes que o N mineral no solo para avaliar a disponibilidade desse nutriente para o milho. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.2, pp. 245-255. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012000200014.

Na Região Sul do Brasil, a disponibilidade de N para o milho é inferida a partir do teor de matéria orgânica do solo sem nenhuma consideração para os teores de N mineral existentes no solo ou nas folhas. O objetivo deste trabalho foi estudar a eficiência de parâmetros de solo (teores de N-NO3- e N-NH4+), e de planta (N total no tecido, clorofilas, índice relativo de clorofila), como indicadores da disponibilidade de N durante a ontogenia do milho, submetido a doses de N e épocas de aplicação da cobertura nitrogenada. O experimento foi realizado em Lages, Santa Catarina, na safra 2008/2009. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados em parcelas subdivididas. Na parcela principal foram testadas quatro doses de N: 0, 50, 100 e 200 kg ha-1 e nas subparcelas, avaliadas duas épocas de aplicação do N em cobertura: todo o N quando o milho tinha quatro ou oito folhas expandidas, metade da dose quando o milho tinha quatro e metade quando havia oito folhas expandidas. As avaliações foram efetuadas entre o estádio de seis folhas expandidas e o espigamento. Os teores das formas de N no solo não apresentaram relação com o rendimento de grãos ou com as características de planta avaliadas em nenhum dos estádios de avaliação, sendo, portanto, inadequados para predizer a disponibilidade de N para o milho. O rendimento de grãos não esteve relacionado ao índice relativo de clorofila e ao teor de N total nas folhas na fase inicial de desenvolvimento, porém correlacionou-se com eles a partir da avaliação realizada na nona folha expandida. As características de planta foram mais adequadas do que os parâmetros de solo para predizer a disponibilidade de N ao milho e o rendimento de grãos da cultura.

Keywords : nitrato; índice relativo de clorofila; nitrogênio total foliar; Zea mays(L.).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese