SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Leaf attributes are more efficient than soil mineral N to evaluate the availability of this nutrient to maizePigeonpea and millet intercropping: phytomass persistence and release of macronutrients and silicon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

CRUSCIOL, Carlos Alexandre Costa; MANCUSO, Mauricio Antonio Cuzato; GARCIA, Rodrigo Arroyo  and  CASTRO, Gustavo Spadotti Amaral. Crescimento radicular e aéreo de cultivares de arroz de terras altas em função da calagem. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.2, pp. 256-263.  Epub July 19, 2012. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012005000018.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento radicular e da parte aérea, além da eficiência de absorção de nutrientes pelas cultivares de arroz Caiapó e Maravilha, em função da calagem. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação, sendo os tratamentos constituídos pelas cultivares Caiapó e Maravilha combinadas com os índices de saturação por bases (V%) de 10, 40 e 70. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. Foram avaliados o número de perfilhos, comprimento radicular, matéria seca de raízes, folhas e colmos, o teor foliar e a eficiência de absorção dos macronutrientes. De forma geral, observou-se que a cultivar moderna superou a tradicional em matéria seca de raízes, comprimento radicular, número de colmos, matéria seca de colmos e da parte aérea, além de acumular mais nutrientes a cultivar tradicional, mesmo nas condições de maior acidez. No entanto, os teores de nutrientes foram maiores na cultivar Caiapó. A cultivar Maravilha possui maior crescimento radicular e da parte aérea, nos diversos níveis de acidez, enquanto a Caiapó tem maior eficiência de absorção dos nutrientes do solo. A V% de 40 é a mais efetiva para ambas as cultivares.

Keywords : Oryza sativa; acúmulo de nutrientes; raiz; eficiência de absorção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese