SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Alternaria and septoria leaf spot severity on sunflower at different sowing dates in Rio Grande do Sul State, BrazilComparison of eight degree-days estimation methods in four agroecological regions in Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

FERNANDES, Diego Simões; KRUGER, Luiz Fernando; HEINEMANN, Alexandre Bryan  and  ROCHA, Rosmeri Porfírio da. Identificação e caracterização de ambientes homogêneos de eventos de seca/umidade com base em simulações climáticas regionais. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.2, pp. 290-298.  Epub July 13, 2012. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012005000014.

O objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar ambientes homogêneos com base na ocorrência de eventos de seca/umidade na Região Centro-Norte do Brasil, compreendendo os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Para esse fim, utilizou-se o índice quantitativo de seca denominado Anomalia de Umidade de Palmer (Z-index). Os dados climáticos de entrada utilizados por esse índice para quantificar os eventos de seca/umidade foram simulados pelo modelo regional climático RegCM3 ("Regional ClimateModel - version3"), para o período de 1975 a 1989. Por meio de análise de agrupamento foram identificados 13 ambientes homogêneos. Esses ambientes homogêneos foram caracterizados por meio da probabilidade de ocorrência de eventos de seca/umidade, densidade relativa destes eventos, variabilidade da precipitação pluvial anual e a probabilidade de ocorrência de seca na época das águas (outubro a maio). No Estado do Mato Grosso observou-se o maior número de ambientes homogêneos e na Região Sudoeste desse Estado, o ambiente 11, obteve a maior probabilidade de ocorrência de eventos extremamente seco, 9%. O ambiente 10, localizado no extremo leste de Goiás, teve a menor mediana para a precipitação pluvial anual. O evento climático com maior probabilidade de ocorrência na região de estudo é o próximo ao normal ou normalidade de umidade.

Keywords : seca; índice de anomalia de umidade de Palmer (Z-index); modelo climático regional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese