SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue3Gas exchange and carbohydrate balance in sugarcane plants under root stressful conditionsInteraction genotype by season and its influence on the identification of beans with high content of zinc and iron author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

ARAUJO, Laíse Ferreira de et al. Correlações e análise de trilha em componentes da produtividade de fibra em cultivares de algodoeiro herbáceo. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.3, pp. 328-335.  Epub Nov 06, 2012. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012005000036.

Objetivou-se avaliar a contribuição relativa dos componentes agronômicos e tecnológicos da fibra na variável produtividade da fibra em cultivares de algodoeiro herbáceo. O experimento foi realizado com 11 cultivares de algodão herbáceo e o delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com três repetições. Inicialmente, realizou-se a análise de variância, com o teste F a 5% de probabilidade, considerando o efeito da cultivar como fixo e os efeitos de bloco e ambiente como aleatórios. Em seguida, os valores médios foram ordenados, segundo o teste de agrupamento Scott-Knott, a 5% de probabilidade. A significância da hipótese de nulidade em que todas as possíveis correlações canônicas são nulas foi avaliada utilizando-se o teste χ2. As correlações foram estimadas através da análise de trilha. Pelo estudo de correlações canônicas, há dependência entre os dois grupos de variáveis e, portanto, é possível promover alterações em determinadas características através da seleção para outras correlacionadas. Plantas de algodão herbáceo com maior produtividade da fibra são influenciadas pela diminuição da massa média de capulhos. Quando há diminuição da produtividade da fibra, há também aumento na uniformidade e no comprimento. A resistência da fibra possui efeitos indiretos positivos sobre a uniformidade e o comprimento da fibra.

Keywords : Gossypium hirsutum; qualidade da fibra; características agronômicas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English