SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue3Resistance of bean genotypes to Bemisia tabaci biotype BCharacterization of new strains of Bacillus thuringiensis for the control of important insect pests in agriculture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

VACARI, Alessandra Marieli; GENOVEZ, Giovani de Souza; LAURENTIS, Valéria Lucas de  and  BORTOLI, Sergio Antonio De. Fonte proteica na criação de Diatraea saccharalis e seu reflexo na produção e no controle de qualidade de Cotesia flavipes. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.3, pp. 355-361.  Epub Oct 26, 2012. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012005000033.

O objetivo do trabalho foi avaliar diferentes dietas para lagartas de Diatraea saccharalis, com o intuito de obter informações sobre as características biológicas da praga e consequentemente avaliar a qualidade do parasitoide Cotesia flavipes, visando melhorar tecnicamente sua produção massal. Lagartas de 24 horas de idade foram transferidas para tubos (25 lagartas/tubo) contendo dieta artificial com levedura de cerveja e germe de trigo e outra somente com germe de trigo como fonte de proteína. Depois de aproximadamente 15 dias, as lagartas foram retiradas dos tubos e acondicionadas em placas com dieta, sendo observadas lagartas de D. saccharalis não parasitadas e parasitadas para avaliação das características biológicas de D. saccharalis e C. flavipes.nas diferentes dietas. Além da observação das características biológicas de D. saccharalis, foram realizadas medições nas lagartas de 15 dias de idade. Também, massas de pupas de C. flavipes.produzidas em biofábrica foram classificadas em três diferentes tamanhos, sendo pequenas (1,3 a 2,5 cm de comprimento), médias (2,5 a 3,5 cm de comprimento) e grandes (3,5 a 4,0 cm de comprimento). Após a emergência dos adultos foi realizado o parasitismo em lagartas de D. saccharalis, sendo observados o número de machos e fêmeas, tamanho da massa, razão sexual e número de pupas inviáveis. A dieta artificial que contém somente germe de trigo é a mais indicada para criação massal do hospedeiro D. saccharalis para produção em larga escala de C. flavipes. Massas de pupas classificadas como grandes possuem melhor qualidade em criações massais de C. flavipes.

Keywords : Crambidae; broca-da-cana; controle biológico; cana-de-açúcar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese