SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue3Productivity of 'Aurora-1' peach trees as affected by spacing and propagation methods of 'Okinawa' rootstockCapillary water rise in coconut and pine bark substrates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

PERDONA, Marcos José et al. Irrigação e certificação da cafeicultura na Região Centro-Oeste de São Paulo. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.3, pp. 377-384.  Epub Oct 26, 2012. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012005000034.

Rentabilidade insatisfatória tem provocado diminuição paulatina do parque cafeeiro no Estado de São Paulo. Entre as alternativas para a solução deste problema, duas se destacam: a irrigação das lavouras e a certificação das propriedades. Mesmo em regiões consideradas aptas à cultura do café arábica (Coffea arabica L.), o uso da irrigação pode promover, na média dos anos, aumento de produtividade de grãos. Além disso, a certificação do produto favorece sua diferenciação no mercado e pode melhorar os resultados econômicos da atividade. Este trabalho teve por objetivo avaliar o desenvolvimento e a produtividade de cafeeiros submetidos a sistemas irrigados ou não, comparando os dados econômicos na comercialização do café certificado ou não, nas condições da Região Centro-Oeste do Estado de São Paulo. O delineamento utilizado no campo foi o de blocos ao acaso, com dois tratamentos (com e sem irrigação por gotejamento) e dez repetições. Foram calculados os custos de produção, bem como a lucratividade com a venda do produto final. A irrigação aumentou o desenvolvimento e a produtividade dos cafeeiros. Houve o retorno do investimento a partir da terceira safra. A venda de café certificado possibilitou resultados econômicos em média de 224,5% superiores ao não certificado. A irrigação aliada à venda de café certificado proporcionou saldo financeiro 1.192% superior ao café não irrigado e não certificado.

Keywords : Coffea arabica L.; deficiência hídrica; gotejo; Fair trade; lucratividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese