SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue3Seed yield and quality of Mombaça grass submitted to nitrogen levelsShelf life of minimally processed pineapples treated with ascorbic and citric acids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

DEMATTE, José Alexandre Melo; VASQUES, Gustavo de Mattos; CORREA, Edvânia Aparecida  and  ARRUDA, Gustavo Pais de. Fotopedologia, espectroscopia e sistema de informação geográfica na caracterização de solos desenvolvidos do Grupo Barreiras no Amapá. Bragantia [online]. 2012, vol.71, n.3, pp. 438-446. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052012000300018.

O presente trabalho utilizou ferramentas de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica, aliadas às informações espectrais do solo e quantitativas e qualitativas do relevo, para a caracterização e discriminação das classes de solos desenvolvidos do Grupo Barreiras na região do município de Porto Grande, Amapá. Após o mapeamento semidetalhado de solos, realizou-se a caracterização pontual das amostras dos perfis por meio de espectroscopia de visível e infravermelho (400-2500 nm), e a análise espacial das redes de drenagem e relevo a partir de fotos aéreas e imagens de radar. As informações quantitativas do relevo foram mais eficientes na caracterização e discriminação dos solos estudados do que as qualitativas, enquanto as informações espectrais permitiram caracterizar os solos em nível pontual. Métodos espaciais utilizando redes de drenagem e relevo e métodos espectrais utilizando amostras pontuais complementam-se na caracterização e discriminação de solos na paisagem.

Keywords : fotografia aérea; espectroscopia de visível e infravermelho; classificação de solos; geomorfologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese