Acessibilidade / Reportar erro

Estrutura Social e Segregação em São Paulo: Transformações na Década de 2000* * Este artigo se insere em pesquisa mais ampla do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e sua escrita se beneficiou de discussões envolvendo vários colegas. Destaco em especial Rogério Barbosa, Ian Prates, Carolina Requena, Danilo França e Telma Hoyler, a quem agradeço pelos comentários específicos ao conteúdo deste artigo.

Social Structure and Segregation in São Paulo: Transformations in the 2000s

Estructura Social y Segregación en São Paulo: Transformaciones en la Década de 2000

Structure Sociale et Ségrégation à São Paulo: Transformations Pendant la Décennie 2000

Este artigo investiga as transformações da segregação residencial em São Paulo na década de 2000. O trabalho analisa classes sociais geradas a partir da classificação ocupacional EGP, de forma a testar hipóteses presentes sobre a dinâmica recente de classes e espaços. Os dados mostram que a metrópole paulistana continua intensamente segregada e estruturada em torno de um claro padrão de evitação entre grupos sociais posicionados nos polos da estrutura social. Entretanto, embora as transformações dos anos 2000 tenham trazido maior exclusividade às áreas habitadas pelas elites, tenderam a aumentar a heterogeneidade no restante da cidade, contribuindo para maior mistura social nos espaços intermediários e nas periferias.

segregação residencial; produção do espaço; estratificação social; São Paulo


Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br