Acessibilidade / Reportar erro

Tipos e Dinâmicas de Mudança Institucional: As Agências Reguladoras de Transportes no Brasil* * Este artigo é baseado na minha tese de doutorado intitulada, A Política das Reformas Institucionais no Brasil: A Reestruturação do Setor de Transportes, defendida em 2011, no programa de Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas.

Types and Dynamics of Institutional Change: Transportation Regulating Agencies in Brazil

Tipos y Dinámicas de Cambio Institucional: Las Agencias Reguladoras de Transportes en Brasil

Types et Dynamiques de Changement Institutionnel: Les Agences de Régulation des Transports au Brésil

O artigo analisa o processo político que resultou na reconfiguração institucional do setor federal de transportes no Brasil, consubstanciada na Lei nº 10.233/2001, que criou duas agências reguladoras autônomas vinculadas ao Ministério dos Transportes: a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Utilizando-se da abordagem teórica do institucionalismo histórico da Ciência Política contemporânea e do método de rastreamento de processos, a análise mostra como a sequência dos eventos no tempo, as instituições e a estratégia dos atores delinearam um tipo específico de mudança institucional, caracterizado pela introdução de novas regras e organizações sobre as preexistentes.

mudança institucional; política regulatória; setor federal de transportes


Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br