Acessibilidade / Reportar erro

A Macrodinâmica Social Brasileira: Mudanças, Continuidades e Desafios* * Os autores agradecem a participação dos pesquisadores William R. A. Ponte e Juliane Rocha Lara na atualização e revisão dos dados e indicadores citados neste artigo.

The Brazilian Social Macrodynamic: Changes, Continuities and Challenges

Macro-dynamique Sociale Brésilienne: Transformations, Continuités et Défis

La Macrodinámica Social Brasileña: cambios, continuidades y desafíos

Procura-se neste artigo retratar o Brasil contemporâneo a partir de dados agregados sobre trabalho, emprego, renda, pobreza e desigualdade, buscando estabelecer a evolução recente de sua macrodinâmica social. Para tanto, analisa-se o papel do aumento exponencial do emprego; da redução do desemprego e da informalidade; da valorização real do salário mínimo e do aumento da média salarial; do fortalecimento da Previdência Social e dos programas sociais; e do recuo da extrema pobreza. Tais dados denotam comparativamente que, enquanto o governo Cardoso voltou-se ao investimento privado, restrição monetária e fiscal e reformas a um Estado menor (um dos sentidos de “moderno”), no governo Lula da Silva houve outra perspectiva de “modernização”: o reforço da capacidade estatal por “autonomia inserida”. Conclui-se que o desafio “modernizador” permanece voltado à redistribuição da riqueza, à criação do Estado de Bem-Estar efetivo e à inserção soberana no cenário internacional.

trabalho; r enda; d esigu a ldade; p olítica s ocial; desenvolvimento


Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br