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Economia, Ideologia e Eleições na América Latina* * Agradeço as sugestões e comentários dos professores Rodolfo Hoffmann, Sérgio Praça e Matthew Singer, além dos dois pareceristas anônimos da revista DADOS -Revista de Ciências Sociais. Este artigo foi apresentado nos encontros anuais da Associação Brasileira de Ciência Política e da Australian Political Studies Association de 2014. O projeto de pesquisa que resultou nesta publicação contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa doEstadodeSão Paulo(Fapesp).

Economy, Ideology and Elections in Latin America

Economía, Ideología y Elecciones en América Latina

Économie, Idéologie et Élections en Amérique Latine

Este artigo analisa o impacto da economia nas eleições presidenciais latino-americanas ocorridas entre 1990 e 2010. Os resultados aqui apresentados demonstram que a ideologia do presidente e o contexto político condicionam este impacto e que, portanto, a natureza da relação de accountabilityentre eleitores e presidentes varia entre países e administrações presidenciais. Em primeiro lugar, a economia só afetou o desempenho eleitoral de candidatos governistas de centro, sugerindo que os eleitores dão mais peso a áreas não econômicas quando avaliam a administração de presidentes de direita e de esquerda. Em segundo, a economia só afetou o desempenho eleitoral de candidatos governistas em contextos de maioria e partido único, o que indica que os eleitores latino-americanos não atribuem responsabilidade aos presidentes pela performance econômica quando estes dependem de aliados ou da cooperação da oposição para governar.

voto econômico; América Latina; responsabilidade; ideologia; presidencialismo


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