Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

O Estado (de Bem-Estar Social) como Ator do Desenvolvimento: Uma História das Ideias* * Versões anteriores deste artigo foram apresentadas em vários eventos e receberam os comentários de Bruce Currie-Alder, David Malone, Carlo Panico, José Reis, José Caldas, Marta Arretche, pelos quais agradecemos. Somos gratos ainda a um parecerista anônimo de DADOS – Revista de Ciências Sociais.

The (Welfare) State as an Actor of Development: A History of Ideas

L'État (Providence) en tant qu'Acteur de Développement: Une Histoire des Idées

El Estado (de Bienestar Social) como Actor del Desarrollo: Una Historia de las Ideas

Reconstruímos neste artigo uma história das ideias, abstratas ou incorporadas em práticas concretas, da ação estatal voltada ao desenvolvimento, da concepção de "Estados-poder" a "Estados de Bem-Estar", seguindo o fluxo e o refluxo de argumentos em favor da intervenção. Justificativas de intervenção baseadas na necessidade de superar descontinuidades econômicas são contrapostas a argumentos que apontam os riscos e antídotos da captura do Estado por interesses privados, bem como à abordagem mais ampla ao desenvolvimento de Amartya Sen. Experiências nacionais de desenvolvimento e de Estado de Bem-Estar Social são também rastreadas, como "ideias incorporadas". Identificamos uma defesa da intervenção do Estado que integra os campos econômico, político e social e aponta a democracia e o Estado de Bem-Estar como temas emergentes no discurso do desenvolvimento.

Estado desenvolvimentista; democracia; Estado de Bem-Estar; desenvolvimento econômico e social; formas de Estado


Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br