Acessibilidade / Reportar erro

Território e Desigualdades de Renda em Regiões Metropolitanas do Brasil* * Este artigo é uma versão modificada de parte da minha tese de doutorado, Educação, estrutura social e segmentação residencial do território metropolitano: análise das desigualdades de renda do trabalho em regiões metropolitanas do Brasil, e foi apresentado no 37o Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), Águas de Lindóia, SP, 23-27 de outubro de 2013.

Territory and Income Inequality in Metropolitan Regions in Brazil

Territoire et Inégalités de Revenu dans les Métropoles Brésiliennes

Territorio y Desigualdades de Renta en Regiones Metropolitanas de Brasil

O objetivo deste artigo é contribuir com o debate acerca das desigualdades de renda do trabalho nas regiões metropolitanas brasileiras, incorporando nos seus determinantes explicativos a localização residencial dos indivíduos na metrópole. As desigualdades de renda são analisadas a partir do contraste de três modelos de regressão linear múltipla – Mincer, Credencialismo e sobre-educação –, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1998, 2003 e 2009. Constatamos que a localização residencial dos indivíduos na metrópole tem efeito na explicação das desigualdades de renda e pode ser avaliada pela dupla escala da divisão social do território, segundo os modelos núcleo-periferia e favela-não favela. A análise dessa dupla escala demonstrou-se importante para gerar elementos empíricos que nos permitissem construir hipóteses sobre os mecanismos que explicam as diferenças entre os indivíduos na obtenção de renda do trabalho, a partir das contribuições analíticas do campo disciplinar da sociologia urbana, em especial, referente às contribuições dos estudos sobre efeitos de vizinhança.

desigualdades de renda; efeitos de vizinhança; modelo núcleo-periferia; modelo favela-não favela; metrópole


Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br