Acessibilidade / Reportar erro

Gênero e Representação Política nos Conselhos Gestores no Brasil* * Este artigo é a segunda versão do trabalho apresentado no XXXIII Congresso da Latin American Studies Association (LASA), em maio de 2015, e está inserido no âmbito do projeto “Mudanças e permanências nos padrões de participação política no Brasil: análise longitudinal do envolvimento político dos brasileiros (1988-2013)”, que tem o apoio do Programa de Cooperação Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Agradecemos os comentários de Benjamin Goldfrank e dos pareceristas anônimos de DADOS – Revista de Ciências Sociais, bem como aos acadêmicos Milena Cristina Belançon, Gustavo Venturelli, Márcia Schaefer e Fernando Mezadri pela inestimável contribuição no levantamento de dados junto aos Conselhos.

Gender and Political Representation among Brazilian Management Councils

Genre et Représentation Politique dans les Conseils de Gestion du Brésil

Género y Representación Política en los Consejos Gestores en Brasil

RESUMO

Estudos sobre Conselhos Gestores de Políticas Públicas no Brasil têm buscado avaliar sua capacidade em promover inclusão política. Considerada a variação na presença feminina junto aos Conselhos, o artigo examinou 140 Conselhos Gestores das áreas da Assistência Social, Saúde e Meio Ambiente, a fim de verificar a relação entre a presença dos gêneros, o desenho institucional e o perfil do associativismo que ocupa assento nesses espaços. Os resultados apontam a relação entre área de política pública, esfera de governo, representação por segmento (governo e sociedade civil) e a maior ou menor presença feminina nesses espaços. Assim, o artigo registra e reforça a importância do cruzamento de variáveis explicativas que são decorrentes de dinâmicas e processos de ­cunho político-institucional e de caráter sociocultural. Em um plano mais amplo, contribui para o aprofundamento do conhecimento sobre os fatores que potencializam o incremento da representação política das mulheres nos processos decisórios no Brasil.

conselhos gestores; representação política; gênero; democracia; mulheres

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br