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Composição do Gabinete e a Criação de Burocracias Públicas Centralizadas na Presidência da República no Brasil* * O autor agradece a Argelina Figueiredo, que orientou a redação deste artigo ainda como capítulo de sua tese de doutorado. Da mesma forma, é grato a Celina Souza, Fabiano Santos, Magna Inácio e Octavio Amorim Neto pelos úteis comentários na defesa de tese. Também agradece a Rogério Arantes e aos demais participantes do GT “Instituições Políticas” do IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), bem como aos revisores anônimos de DADOS – Revista de Ciências Sociais, pelas frutíferas contribuições.

Composition of the Cabinet and the Creation of Centralized Public Bureaucracies in the Brazilian Presidency

Composition du Gouvernement et la Création de Bureaucraties Publiques Centralisées au Niveau des Services de la Présidence au Brésil

Composición del Gabinete y la Creación de Burocracias Públicas Centralizadas en la Presidencia de la República en Brasil

RESUMO

O propósito deste artigo é analisar como a composição dos gabinetes afeta a criação de burocracias centralizadas na Presidência da República no Brasil. Argumento que quanto maior o custo de gerenciamento da coalizão, maior a probabilidade de centralização dos órgãos públicos na Presidência da República. No estudo, são analisados 172 órgãos criados na administração pública federal brasileira entre 1990 e 2009, tendo o órgão individual como unidade de análise do trabalho. A fim de captar a incidência de centralização na criação presidencial, assumo o órgão criado na hierarquia da Presidência ou realocado dos ministérios para a Presidência como variável dependente binária. Para avaliar os efeitos do grau de conflitos de preferências da coalizão sobre a probabilidade de centralização presidencial, foram estimados quatro modelos de regressão logística binária. As incidências da dispersão ideológica do gabinete; do grau de partidarização da coalizão; da fracionalização partidária do gabinete e do extremismo ideológico do presidente serão analisadas como fatores centrais da análise.

presidentes; ministros; centralização; servidores públicos; burocracia pública

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