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Dados

Print version ISSN 0011-5258On-line version ISSN 1678-4588

Abstract

TORRES, Haroldo da Gama; CAMELO, Rafael  and  CASTRO, Maria Helena Guimarães. Dificuldades de Coordenação e Políticas Educacionais no Brasil: O Caso do Ensino Fundamental. Dados [online]. 2019, vol.62, n.4, e20170226.  Epub Nov 14, 2019. ISSN 1678-4588.  https://doi.org/10.1590/001152582019190.

O artigo busca investigar o problema das falhas de coordenação no âmbito da política de Ensino Fundamental do Brasil. Os autores assumem que a migração de alunos entre redes municipais e estaduais ao longo do Ensino Fundamental pode ser considerada uma proxy de falha de coordenação no âmbito dessa política, com reflexos negativos nos termos do desempenho escolar. A análise empírica apresentada, baseada em um painel longitudinal de municípios para o período de 2007 a 2011, mostra que a transferência de alunos entre redes faz com que a evolução das notas entre o 5o e o 9o ano seja 3,6 pontos menor em Português e 5,3 pontos menor em Matemática, segundo a escala da Prova Brasil.

Keywords : Implementação de políticas públicas; política social; educação; falhas de coordenação; Ensino Fundamental.

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